Uma briga sem sentido
| Saga Crepúsculo |
| Saga Harry Potter |
Uma briga sem sentido
Semana passada foi lançada à primeira parte da saga Crepúsculo, um dos filmes com maior bilheteria nos últimos tempos. E com o lançamento do filme, a discórdia entre fãs e anti-fãs se reacendeu – pois os que julgam o filme uma total perda de tempo acreditam que as maiores barbaridades se encontram nesta parte.
O casamento dos personagens principais, um vampiro e uma humana, e a gravidez inesperada de Isabella, a mocinha da história.
Os que são a favor da saga defendem com unhas e dentes cada pequena cena, e parte do filme – que é baseado no Bestseller da escritora Sthephanie Mayer – mesmo as cenas que de fato são um tanto quanto equivocadas, para aqueles que de fato leram o livro.
Aproveitando a deixa, e a discordância, resolvi levantar esse assunto em questão e propor uma reflexão. Assim como os fãs da Saga Crepúsculo, outros fãs de livros que viraram filmes consagrados sofrem o mesmo, ou diferente, preconceito por seus gostos. E se não bastasse à briga com os que apenas criticam os gostos alheios, sem conhecê-los ou entende-los, ainda existem a rixa entre os fãs das sagas distintas.
Os fãs de Harry Potter criticam os fãs de Crepúsculo, que por sua vez criticam os de Percy Jackson que não gostam dos fãs de Senhor dos Anéis – foi apenas um exemplo não levem tal alegação ao pé da letra.
| Filme Crepúsculo |
![]() |
| Filme Harry Potter |
As histórias não poderiam ser mais diferentes. Harry Potter trata sobre magia. Crepúsculo fala sobre vampiros. Percy Jackson tem como tema a mitologia grega. E Senhor dos Anéis cria um mundo tão completamente diferente que nem pode ser comparado ao nosso. Por que, então, os fãs têm discussões tão absurdas nas redes sócias e na vida real? Qual o motivo de criticar a história desse o daquele livro/filme? Qual o ganho nisso? O objetivo da discórdia.
Não existe espaço suficiente para todos os gostos e preferenciais? Não tenho direito de gostar disso ou daquilo sem ser tachada ou rotulada(o). Minhas preferências por filmes, livros ou o que seja não dizem absolutamente nada sobre mim ou sobre meu caráter. Ninguém tem o direito de julgar quem quer que seja por seus gostos, isso é puro preconceito.
É possível sim que fãs de diferentes filmes e livros convivam pacificamente, desde que ambos os lados respeitem as diferenças de cada um. Não precisam concordar apenas aceitar que são diferentes e ponto final.
Um mundo onde todos gostassem das mesmas coisas, não teria a menor graça, essa é a parte mais legal nas diferenças, você pode aprender com elas. E até mesmo gostar, se propor a conhecer, antes de julgar.
Cada um tem direito a uma escolha, e não tem motivos para anular ou diminuir a escolha dos outros. Ninguém é obrigado a gostar da idéia de um vampiro engravidar uma Humana, mas deve respeitar a autora e os fãs que curtem a saga Crepúsculo. Não tenho que gostar de um garoto órfão que descobre que Bruxo, mas aceitar e respeitar os fãs e autora também.
Por isso, acredito que cada um de nós precisa aceitar as preferências alheias, mesmo que estas não nos agradem, só assim teremos um mundo melhor no qual viver.

Palmas para minha filha!
ResponderExcluirDeu show!!!!
Minha mãe já dizia: o seria do amarelo se todos gostasse do azul?
Eu gosto de todas as sagas que você mencionou, porém não tem coisa que me irrite mais nessa vida são as pessoas que se acham as donas da verdade fazendo listas de "por que odeio twilight" Até porque começa com a clássica: Nunca vi vampiro que brilha!
Dá vontade de dizer: sério? Você já viu um vampiro na vida??? É lenda!!! Cada um faz o que bem entender desde que tenha lógica, o fato de não sair no sol porque brilha e se mostram diferentes é explicável pelo corpo ser de mármore... ótimo. A autora criou um mundo... Se a gente fosse ver a realidade dos livros veriamos que avada kedavra não mata, hogwarts não existe assim como varinha de condão...
Mas taí, literatura é pra ser apreciada... senão o sabe, não irrite quem sabe!
;)
obrigada Sa
ResponderExcluir