Resenha: Corte Chamas Prateadas

 


Titulo: Corte de Chamas Prateadas
Saga/Série: Volume 4 corte de Espinhos e Rosas
Editora: Galera Record
Ano: 7 de Junho de 2021
Páginas: 714 

Sinopse: Corte de chamas prateadas é a sedutora e poderosa sequência da aclamada série Corte de espinhos e rosas.

Nestha Archeron sempre foi orgulhosa, irritável e lenta em perdoar. Ter sido Feita pelo Caldeirão não tornou sua personalidade mais doce. Mas o que poucos sabem é que, por trás da fachada de força, Nestha carrega uma dor que a está corroendo: o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai...




Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e mortal que habita. No entanto, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela.
A única pessoa que a incendeia, mais do que qualquer outra, é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição na Corte Noturna de Rhysand e Feyre o mantém constantemente na órbita de Nestha. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e fica ainda mais quente quando são forçados a ficarem próximos um do outro.


Como se não bastasse, a possibilidade de uma nova guerra desponta no horizonte e, enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha enfrentarem seu passado assustador.

Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nestha e Cassian percebem que apenas juntos podem triunfar, e lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação – e cura – nos braços um do outro.




Nestha Archeron foi feita pelo caldeirão, algo que ela jamais desejou, algo que foi um abuso em sua visão, arrancada violentamente de seu mundo "seguro", ela se revolta e enquanto é transformada em uma feérica a jovem humana arranca algo do poderoso artefato mágico, algo que não será facilmente devolvido, mas que dará a ela um tipo de poder que alguém feito ela jamais deveria ter.

Corte de Chamas Prateadas é o quarto livro da saga de Corte de Espinhos e rosas, Acotar, e nele acompanhamos a irmã mais velha Feyre em seus dilemas, lutando contra seus monstros e terrores, tentando encontrar seu lugar enquanto aprende a usar suas novas habilidades.

O livro é mais denso, e quando digo isso não é de uma forma positiva, já que apesar de estar acostumada com a escrita da Sarah J. Maas me senti cansada várias vezes, acho que temos muito mais páginas do que de fato seria necessário, e apesar de sermos devolvidos a Velaris e aos personagens que gostamos tanto, eles soam diferente já que é Nestha que narra a história e seu olhar sobre o Circulo Intimo não é dos mais gentis, ela não é nada gentil.

Como de costume temos o romance central em Nestha e Cassian, algo que muitos almejavam, mas que sinceramente eu não. Apesar de gostar de Cassian, para mim a história da Archeron mais velha me pareceu avulso e sem necessidade, essa é só minha opinião não taquem pedras.

Claro que temos adições bem-vindas como Gwyn e Emerie, que são fofas e personagens legais de que gostei, assim que as conheci melhor, mas para mim elas soaram ligeiramente forçadas só para serem o contra ponto de Nestha, como as amigas que ela nunca teve, e como apelo romântico para o futuro que quem já conhece a autora também já se ligou.

Enfim finalizo, essa parte sem spoiler, dizendo que o livro só me agradou por que tenho aquele quentinho de revisitar várias coisas que já vimos, mas se eu fosse olhar para o livro individualmente nunca daria mais do que três estrelas, afinal Nestha deixou muito a desejar, não se arrependeu de maneira correta e nem teve o arco de redenção que eu esperava - parece ser algo como o qual terei que me acostuma em se tratando de Sarah J Maas pois seus personagens nunca pedem perdão e nem permissão se é que vocês me entendem.

Gostei do romance fofinho de Cassian e Nestha, que só chamo de fofo pois tenho apego emocional ao bruto Illyriano, pois de fofo nenhum desses dois tem nada e temos mais tensão sexual do que de fato apego emocional, e sim essa foi outra coisa que me irritou, mas ainda assim temos um saldo positivo daqui.



ALERTA DE SPOILER ALERTA DE SPOILERALERTA DE SPOILER ALERTA DE SPOILER

Nestha tem poderes que nem mesmo ela entende perfeitamente e por ser a "deusa da morte" - o que acho que é só a Sarah inflando o ego dela para o tombo ser maior, ou fazendo o bom e velho mais e maior que as sequências trazem - ela é capaz de manipular os "tesouros da morte", outra coisa que me irrita é que mil coisas que jamais foram mencionadas aparecem magicamente para salvar ou ferrar alguém.

Então a Archeron mais velha parte em busca desses tesouros depois de um treinamento bem rápido em minha humilde opinião, em que ela já sai super guerreira e sabendo distribuir socos e ponstapés sem nem piscar. "Ah mais a Feyre..." Ah Feyre já cuidava de si mesma pois caçava na floresta sozinha, ela não tinha o que podemos chamar de treinamento adequado, mas tinha instintos muito melhores que suas irmãs e sabia usar bem uma faca e o arco e flecha, ponto. Nestha sempre uma dondoca que nem coragem de cuidar das irmãs teve, e sim eu reconheço que ela se arrepende a tals mas suas ações pouco ou nada dizem sobre isso.

Enfim ela se torna uma mega guerreira e sai procurando os artefatos mágicos que podem destruir o mundo - nada batido ou que ja vimos umas 7122782 vezes na vida, nada disso (contém forte ironia)




Outra coisa que me irrita é como tem cena hot nesse livro, e olha que eu não odeio hot eu até leio um livro ou outro de conteúdo duvidoso hahaha, e não digo isso para subestimar ou falar mal do gênero, de maneira nenhuma, mas tem várias cenas que não fazem o menor sentido. Parece que a autora só está cumprindo tabela e isso me deixa muito brava. Fora que quando o laço de parceria finalmente se firma - coisa que era rara mas que no circulo intimo parece super normal - parece só mais uma cena de sexo gratuita sem peso nenhum.

Todos citam o capitulo 55 de Corte de Névoa e Furia pois estávamos arrancando os cabelos esperando pela cena em que finalmente Rhys e Feyre fariam amor , pois toda a tensão entre eles prometia a cena de sexo e foi exatamente o que nos foi entregue, diferente da cena entre Cassian e Nestha. Eu fiquei animada com as duas ou três primeiras cenas, mas depois nem dava atenção pois quando você se satura a história de algo ela perde completamente a graça, simples assim.

Não vou continuar enumerando os erros pois corro o risco de ser cancelada, mas não gostei nada do final em que Rhys se ajoelha perante Nes, não porque acho que ele é melhor ou nada disso, nem de longe, mas pois não acreditei nem por um segundo no "sacrifício" dela ou como novamente a autora destrói uma protagonista feminina forte e detrimento dos machos, pois poderia ferir o ego inflado do Rhys ou seja lá o que ela pensou. Odiei a Nestha, muitas vezes no começo, mas entendo como ela estava quebrada e ferida, mas você não precisa ser uma completa babaca por isso.

Por isso depois desse mega textão dou a nota final de 4 Estrelas ressaltando que se fosse livro únido seria 3 sem nem pestanejar.

E você concorda ou discorda de mim, desde que seja feito com educação eu super aceito opiniões diferentes das minhas. Comenta ai:




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Desejo à meia-noite - Os Hathaways Livro 1

Entrevista:MARIANA CAVALCANTE